Categoria Solidariedade

Thiago Ávila: missionário brasileiro em Gaza desafia bloqueio e renova esperança

Thiago Ávila, missionário brasileiro em Gaza, enfrentou prisão e violência ao levar ajuda humanitária. Ele retorna ao Brasil decidido a seguir lutando por justiça e dignidade em Gaza.

Missionário brasileiro em Gaza é a palavra que hoje ecoa pelo mundo com a força de quem não se cala diante da injustiça. Thiago Ávila, ativista e missionário, tornou-se símbolo de coragem ao integrar a Freedom Flotilla Coalition, missão humanitária internacional que buscava romper o cerco israelense à Faixa de Gaza. Em junho de 2025, ele enfrentou adversidades inimagináveis para entregar alimentos e medicamentos à população palestina, impactada por um bloqueio considerado ilegal por diversas organizações internacionais.

A trajetória do missionário brasileiro em Gaza

Thiago Ávila tem longa jornada na militância socioambiental e humanitária. Antes de se tornar missionário brasileiro em Gaza, já havia atuado em comunidades da Bolívia, Cuba e Venezuela. Fundador do movimento Bem Viver, promoveu mutirões agroecológicos e construiu casas sustentáveis, sempre com o propósito de transformar vidas.

Assim sendo, sua ida a Gaza foi consequência natural de uma caminhada guiada pela ética, solidariedade e justiça social. Ao embarcar no navio Madleen rumo a Gaza, levou não apenas suprimentos, mas esperança para quase dois milhões de pessoas afetadas por uma crise humanitária sem precedentes.