Categoria Cultura

Museu vivo ao ar livre na Inglaterra é eleito o melhor do mundo

Museu vivo ao ar livre Beamish, na Inglaterra, é premiado por recriar com autenticidade o cotidiano britânico dos anos 1950 e oferecer experiências históricas imersivas.

Primeiramente, é impossível não se emocionar com a proposta do Museu vivo ao ar livre Beamish, localizado em County Durham, na Inglaterra. A instituição venceu o Art Fund Museum of the Year 2025, o maior prêmio de museu do mundo, graças à sua capacidade única de transportar os visitantes diretamente para as décadas de 1940 e 1950, com ajuda de trajes de época, edifícios históricos e encenações vivas.

Um museu vivo ao ar livre que conecta passado e presente

Certamente, o Beamish vai além da exposição tradicional. Ele se consagra como um museu vivo ao ar livre por possibilitar a vivência direta da história britânica. Com 350 acres, o local abriga vilas reconstruídas, lojas, salões de beleza, cafés, cinemas e até um hospital de bonecas — tudo ambientado com fidelidade aos anos 1950.

A expansão recente do museu ao ar livre, conhecida como Remaking Beamish, trouxe novas atrações, como a Taverna Georgiana dos Drovers e o cinema The Grand. O projeto não apenas valoriza a memória coletiva, como também gera empregos, oportunidades educacionais e turismo cultural sustentável.