Categoria Sustentabilidade

Universitários desenvolveram solução que captura CO2 de veículos à Diesel

Tecnologia da UFMG com INT e montadora brasileira desenvolve solução que captura CO2 de caminhões e antecipa metas globais de redução de emissões.

Em meio aos esforços globais por um futuro mais sustentável, uma solução que captura CO2 vem ganhando destaque no cenário nacional. Desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT) e uma montadora de veículos, essa inovação promete transformar a forma como lidamos com emissões de carbono no setor de transportes.

Como funciona a solução que captura CO2

Os técnicos acoplam o dispositivo ao escapamento de caminhões a diesel. Nele, pequenas semiesferas de cerâmica, impregnadas com um material absorvente especialmente desenvolvido, reagem com o CO2 presente nos gases de escape, capturando parte significativa do gás antes que ele atinja a atmosfera.

Aliás, essa solução que captura CO2 opera em temperaturas entre 100 ºC e 300 ºC, tornando-se eficaz mesmo nas rotinas mais intensas. Ademais, o CO2 retido pode ser regenerado e reaproveitado por indústrias químicas e alimentícias, promovendo práticas da economia circular e reduzindo desperdícios.