Categoria Inovação

Baterias viram energia para IA e reduzem impacto ambiental

Empresa fundada por ex-executivo da Tesla transforma baterias de veículos elétricos em energia limpa para data centers de IA, criando solução sustentável e eficiente.

Baterias viram energia para IA em uma das mais ousadas iniciativas energéticas dos últimos tempos. A Redwood Materials, empresa criada por JB Straubel, cofundador da Tesla, deu um passo significativo rumo a um futuro mais sustentável. De fato, ele transforma baterias de veículos elétricos aposentadas em fontes de energia limpa para alimentar centros de dados de inteligência artificial. Assim, tecnologia e meio ambiente se aliam em uma resposta inteligente ao crescente consumo energético global.

Inovação que conecta mobilidade elétrica e inteligência artificial

Conforme dados da Deloitte, os centros de dados consumirão mais de 500 terawatts-hora até 2025. Pois, IA pode representar 40% desse total até 2026. Baterias viram energia para IA com uma solução engenhosa: em vez de descartar as baterias de íon-lítio, a Redwood Materials criou microrredes. A tecnologia já está utilizando mais de 800 unidades fora de uso em veículos. A primeira instalação está ativa no deserto de Nevada, alimentando uma estrutura com 2.000 GPUs para a startup Crusoe.

Ademais, essa tecnologia reduz significativamente as emissões de carbono, ao mesmo tempo que prolonga a vida útil das baterias. Uma microrrede operando com energia limpa e reutilizada representa, atualmente, o maior centro de dados off-grid da América do Norte.