Categoria Cultura

Brechós no Brasil: o novo luxo sustentável que conquista as cidades

Brechós no Brasil se consolidam nas grandes cidades como alternativa sustentável, econômica e estilosa à fast fashion, impulsionando a moda circular e a consciência ambiental.

Brechós no Brasil vivem um renascimento inspirador, sobretudo nas grandes cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Impulsionados pela valorização da moda circular, esses espaços deixaram de ser apenas pontos de revenda e passaram a representar uma nova forma de pensar consumo, estilo e responsabilidade socioambiental.

O crescimento dos brechós nas cidades grandes

Conforme dados da Associação Brasileira de Brechós, o setor cresceu 48% entre 2020 e 2024, atingindo quase R$ 20 bilhões em movimentação anual. Esse avanço é protagonizado por jovens de 18 a 30 anos, engajados em práticas sustentáveis e ávidos por peças únicas.

Ademais, a economia compartilhada e o aumento da conscientização ecológica têm aproximado diferentes públicos dos brechós no Brasil, principalmente em centros urbanos onde os custos são altos. Afinal, é possível encontrar estilo, exclusividade e história em uma única peça — e por um preço justo.