Categoria Cotidiano

Tartaruga de 135 anos se torna pai pela primeira vez

Tartaruga de 135 anos se torna pai no Zoológico de Miami e quebra recorde histórico, reforçando esperança para a conservação das tartarugas-das-Galápagos, ameaçadas de extinção.

Golias, uma lendária tartaruga de 135 anos, emocionou o mundo ao se tornar pai pela primeira vez. O nascimento do filhote no Zoológico de Miami marca um feito inédito e inspirador, resultado de mais de quatro décadas de esforços em um programa de reprodução em cativeiro. A história ganhou contornos ainda mais simbólicos: o nascimento ocorreu poucos dias antes do aniversário de Golias e coincidiu com o Dia dos Pais nos Estados Unidos.

Longevidade impressionante e trajetória de Golias

Nascido em 15 de junho de 1890 na Ilha de Santa Cruz, nas Galápagos, Golias é uma tartaruga-das-Galápagos (Chelonoidis niger), uma das espécies de répteis mais longevas do mundo. Primeiramente transferido ao Zoológico do Bronx, em 1929, ele reside em Miami desde 1981.

A tartaruga que se tornou pai aos 135 anos não só representa um marco para a espécie, como também reforça a eficácia da conservação. Ademais, o feito reacendeu o entusiasmo de cientistas e ambientalistas quanto à reprodução de tartarugas gigantes fora do ambiente natural.