Categoria Saúde

Implante auditivo no RS devolve a audição após 20 anos

Implante auditivo no RS devolve a audição a homem surdo há 20 anos. Cirurgia inédita no HMV marca avanço na saúde auditiva e esperança para pacientes com neurofibromatose.

Após duas décadas de silêncio, o estoquista Flavio Fermiano Fidelis voltou a ouvir graças a um implante auditivo no Rio Grande do Sul. A cirurgia inédita, realizada no Hospital Moinhos de Vento (HMV), em Porto Alegre, marca um marco histórico na medicina gaúcha e reforça a importância da luta por acesso à saúde.

Flavio, de 53 anos, sofre de neurofibromatose tipo 2, condição genética rara que afeta o nervo auditivo e inviabiliza o uso de implantes cocleares. Por isso, a única alternativa era o implante auditivo de tronco cerebral, que permite a estimulação direta dos núcleos auditivos centrais.

Implante auditivo no RS é pioneirismo em reabilitação auditiva

Conforme o otorrinolaringologista Joel Lavinsky, a cirurgia realizada no RS exigiu preparação multidisciplinar e apoio técnico da USP. Aliás, o procedimento é considerado de alta complexidade por envolver a região do tronco cerebral, onde foram implantados eletrodos diretamente ligados ao sistema auditivo central.