Categoria Saúde

Caminhar 100 minutos por dia reduz risco de dor crônica nas costas

Estudo revela que caminhar 100 minutos por dia reduz em 23% o risco de dor lombar crônica. Prática acessível e eficaz promove saúde e bem-estar em qualquer fase da vida.

A iniciativa de caminhar 100 minutos por dia pode trazer um benefício surpreendente: menor risco de dor crônica nas costas. Essa foi a conclusão de um estudo recente publicado na JAMA Network Open e repercutido pelo Medical News Today. A prática simples e acessível reforça a tese de que caminhar elimina dor nas costas, ao reduzir em 23% a probabilidade de desenvolver dor lombar crônica — um problema que afeta milhões de pessoas no mundo todo.

Estudo comprova: 100 minutos diários trazem proteção

O estudo envolveu mais de 11 mil adultos noruegueses monitorados entre 2017 e 2023. Conforme os pesquisadores, quem caminhava mais de 100 minutos diários apresentou menor risco de dor lombar crônica, definida como dor persistente por pelo menos três meses consecutivos.

Embora o tempo seja primordial, a intensidade da caminhada também conta: passos moderados ou rápidos amplificam os benefícios. Todavia, mesmo caminhadas leves geram efeitos positivos e mensuráveis.