Categoria Cultura

Mansão da novela Vale Tudo foi de milionária russa

A mansão da novela Vale Tudo, localizada na Glória (RJ), pertenceu à russa Margarida Polak Lara, que fugiu do comunismo e marcou a história do Brasil com sua personalidade única.

A mansão da novela Vale Tudo, cenário emblemático da casa dos Roitman no remake exibido pela TV Globo, guarda uma história fascinante que atravessa o século XX. Localizada no bairro da Glória, no Rio de Janeiro, a residência pertenceu à russa Margarida Polak Lara, que viveu até os 107 anos. Ela ficou conhecida por sua forte personalidade e por uma trajetória marcante no mundo das corridas de cavalos.

Por que a casa da novela Vale Tudo gera tanta curiosidade?

Ao fugir do regime comunista, Margarida conheceu o milionário paulista Henrique de Toledo Lara em Paris. Posteriormente, mudou-se com ele para o Brasil, em 1932. O casal viveu intensamente. Com o passar dos anos, ela se destacou como figura influente no Jockey Club, tornando-se uma das damas mais tradicionais da alta sociedade brasileira.

Desde então, a residência, com traços de arquitetura histórica e vista para a Baía de Guanabara, foi seu lar por décadas. Segundo relatos, o pesquisador Jean Menezes afirma que pessoas que conviveram com ela lembram de suas opiniões firmes e até radicais — “dignas da personagem Odete Roitman”, como ele ressalta.