Categoria Saúde

Fruta que combate o câncer de bexiga é descoberta pela USP

Fruta-do-lobo é pesquisada na USP por sua ação contra o câncer de bexiga. Nanotecnologia desenvolvida com o fruto reduz tumores sem efeitos colaterais.

Uma inovação brasileira está abrindo novas perspectivas no tratamento do câncer. A fruta que combate o câncer de bexiga, conhecida como fruta-do-lobo, tem ganhado destaque graças a uma pesquisa desenvolvida pela USP. Natural do Cerrado e alimento essencial para o lobo-guará, essa fruta típica agora também é vista como promissora aliada na saúde humana.

O poder da fruta que combate o câncer de bexiga

Pesquisadoras da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (USP) desenvolveram uma nanotecnologia inovadora a partir dos compostos ativos da fruta que combate o câncer de bexiga. As substâncias solasonina e solamargina, extraídas da fruta-do-lobo, foram incorporadas em nanopartículas e aplicadas em testes com camundongos.

Conforme os resultados divulgados pelo Jornal da USP (2024), houve redução significativa dos tumores, sem danos às células saudáveis. A tecnologia utiliza manteiga de illipê e quitosana — substâncias naturais que, além de sustentáveis, ampliam a eficácia do tratamento.