Categoria Educação

Estratégias da neurociência para aprender ganham destaque

Descubra estratégias da neurociência para aprender com mais leveza e eficiência, incluindo respiração nasal, aromas, natureza e gestos, respaldadas por pesquisas científicas.

Em um mundo cada vez mais acelerado e repleto de distrações, as estratégias da neurociência para aprender tornam-se ferramentas poderosas para transformar a forma como adquirimos conhecimento — inclusive em políticas públicas de educação.

Afinal, a ciência já comprovou que para aprender com eficiência, não basta disciplina ou repetição exaustiva. É necessário compreender como o cérebro funciona e aplicar estímulos que favoreçam a memorização, o foco e a criatividade, integrando corpo, ambiente e emoção ao processo de aprendizado.

Estratégias cientificamente comprovadas

Um estudo conduzido por Zelano et al., da Northwestern University, mostrou que respirar pelo nariz enquanto se aprende ativa o bulbo olfatório. Isso estimula o hipocampo, uma das regiões mais importantes para a memória e atenção. Essa estratégia simples da neurociência, além de ajudar a aprender, também reduz a ansiedade e aprimora o foco.