Categoria Cultura

Luto pela Preta Gil e sua despedida luminosa

Luto pela Preta Gil emociona o Brasil e inspira com sua espiritualidade, coragem e legado. Sua última entrevista à ELLE Brasil revela aceitação da morte, fé e um olhar afetuoso sobre a vida. Um exemplo de amor-próprio e inclusão.

O luto pela Preta Gil ecoa muito além da dor. Ele reflete a passagem de uma mulher que, mesmo diante da finitude, escolheu a entrega com fé, gratidão e dignidade. Em sua última entrevista à revista ELLE Brasil, publicada em 2024, Preta declarou: “Aceitando a finitude, tive calma e entrega. Eu dizia: ‘Deus, meus orixás e santos me protegem, os médicos fazem tudo, e eu vibro pela vida. Se chegar a morte, ok'”. A frase, dita por quem sabia que o tempo estava escasso, reverbera como um ensinamento espiritual profundo. Além disso, revela a lucidez rara de alguém que viveu intensamente até o último instante.

Luto pela Preta Gil se torna símbolo de aceitação e fé

O luto pela Preta Gil, para muitos, não é apenas por sua partida física, mas pela força simbólica de sua trajetória. Durante os dois anos de tratamento contra o câncer, ela manteve o olhar afetuoso sobre a vida, agradecendo a cada oportunidade de afeto, arte e reinvenção.

“Minha clareza aumentou e a intuição se refinou, virou um terceiro olho”, revelou Preta Gil à ELLE no editorial da edição #Volume15, onde protagonizou um ensaio poderoso, com ousadia, humor e beleza real.