Categoria Economia

Economista americano vencedor do Nobel, Paul Krugman, exalta PIX e diz que EUA estão atrasados

Krugman exalta Pix brasileiro e diz que o sistema é mais eficiente e inclusivo que os dos EUA. Nobel aponta avanço técnico, impacto social e modelo para o futuro do dinheiro.

Quando um Prêmio Nobel de Economia declara que o Brasil está à frente dos Estados Unidos em inovação financeira, o mundo escuta. Paul Krugman exalta Pix brasileiro como exemplo de um sistema moderno, acessível e eficiente — que já revoluciona a forma como milhões de pessoas fazem pagamentos no país.

Publicado em (22/07), seu artigo no Substack ganhou repercussão internacional. Isso porque Krugman não apenas comparou o Pix a modelos obsoletos, mas também apontou falhas estruturais nos EUA, sugerindo que o Brasil pode estar ditando os rumos do futuro do dinheiro.

Krugman exalta Pix brasileiro pela velocidade e inclusão

Logo de início, Krugman destacou a agilidade do Pix, que realiza transferências em apenas três segundos. Em contrapartida, nos Estados Unidos, pagamentos com débito demoram até dois dias, e com crédito podem levar 28 dias para cair na conta. Por isso, segundo ele, o Pix representa um salto impressionante em eficiência.