Categoria Sustentabilidade

Ecossistema dos manguezais resiste e renasce em Vitória (ES)

Vitória renova a proteção do ecossistema dos manguezais com educação, leis e saneamento. Um símbolo de resistência, tradição e equilíbrio ambiental no Espírito Santo.

No coração de Vitória, onde as marés se entrelaçam com séculos de história, pulsa um tesouro silencioso e vital: o ecossistema dos manguezais. O Espírito Santo se destaca como exemplo de reconciliação com a natureza — mostrando que proteger essas florestas costeiras é, antes de tudo, preservar a vida.

O ecossistema dos manguezais é muito mais do que um ambiente alagado. Ele é um santuário que captura até cinco vezes mais carbono que as florestas terrestres, reduz até 99% da força das ondas e abriga mais de 1.500 espécies. Restaurá-lo pode significar a produção de 60 trilhões de peixes comestíveis por ano. Mesmo ocupando apenas 1% da área nacional desse bioma, os manguezais capixabas têm impacto profundo na vida, cultura e segurança alimentar do estado.

Berçário de espécies e cultura capixaba

O ecossistema dos manguezais funciona como um coração verde pulsando à beira-mar, filtrando sedimentos, nutrindo a biodiversidade e amortecendo os efeitos das tempestades. Mas ele também alimenta memórias e histórias. Na Ilha das Caieiras, a pesca artesanal e o ofício das desfiadeiras de siri resistem ao tempo, sustentando famílias e mantendo viva a tradição capixaba.