Categoria Cultura

Sítio arqueológico em obras de estádio traz à luz assentamento de 3 000 anos

Sítio arqueológico em obras de estádio na Alemanha revela assentamento da Idade do Bronze com 322 estruturas, mais de 1 000 artefatos, forno com carapaça de tartaruga e enterro humano incomum.

Quando arqueólogos iniciaram escavações para um novo estádio em Wolmirstedt, encontraram um sítio arqueológico em obras de estádio que remonta a cerca de 3 000 anos. Conforme relata o portal Galileu, o assentamento da Idade do Bronze mostra que a área já era habitada bem antes da modernidade. Além disso, o local revela uma conexão histórica com as culturas lusática e nórdica.

Sítio arqueológico revela 322 estruturas e mais de mil artefatos

O sítio arqueológico em obras de estádio ocupa cerca de 21 000 m², com 5 000 m² já escavados desde junho de 2025 até outubro. Nesse espaço, foram documentadas 322 estruturas arqueológicas e recuperados mais de 1 000 artefatos incluindo cerâmicas, ferramentas de bronze e ossos de animais.

Entre os achados, destacam-se fossos de armazenamento originalmente revestidos com cestaria de vime e três fornos com paredes de argila queimada. O terceiro forno revelou uma carapaça de tartaruga europeia junto a fragmentos cerâmicos, despertando interesse quanto a um possível consumo humano.