Categoria Sustentabilidade

Biodiversidade com povos indígenas é protegida em 80% das áreas naturais

Biodiversidade com povos indígenas representa 80% das áreas naturais preservadas do planeta. Conhecimento tradicional é vital para enfrentar a crise climática e garantir a vida na Terra.

A biodiversidade com povos indígenas representa uma força vital que sustenta os ecossistemas globais. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que a maior parte da biodiversidade global está protegida em áreas sob domínio tradicional dos povos indígenas, demonstrando a força de seus saberes milenares na conservação.

Além disso, mesmo ocupando apenas cerca de 20% da superfície terrestre, os povos indígenas mantêm práticas que conservam solos, florestas, águas e espécies. Eles o fazem com base em rituais, manejo comunitário e respeito profundo pela natureza.

Povos originários enfrentam exclusão e ameaças crescentes

Embora a biodiversidade com povos indígenas seja um pilar da estabilidade ecológica, essas comunidades continuam sendo excluídas de decisões políticas e orçamentos de conservação. Ainda hoje, enfrentam ameaças crescentes, como mineração ilegal, desmatamento e mudanças climáticas.