Categoria Educação

Habilidades dos canhotos: o que a ciência revela de mais fascinante

Pesquisas revelam que as habilidades dos canhotos envolvem adaptação, pensamento criativo e vantagens esportivas, fortalecendo seu papel na diversidade e inovação.

As habilidades dos canhotos vêm sendo exploradas pela ciência há décadas, e as descobertas são tão interessantes quanto inspiradoras. Estima-se que pouco mais de uma em cada dez pessoas utilize predominantemente a mão esquerda, uma proporção que se mantém estável ao longo da história.

Pesquisas de neuroimagem indicam que, em muitos casos, canhotos apresentam uma distribuição mais equilibrada das funções entre os hemisférios cerebrais. Por isso, essa característica pode favorecer a criatividade, o raciocínio espacial e a capacidade de resolver problemas de forma inovadora.

Adaptação e pensamento criativo

Entre as características dos canhotos, a capacidade de adaptação se destaca. Viver em um mundo planejado para destros leva muitos a desenvolverem maior destreza com a mão não dominante. Essa habilidade extra está associada, segundo estudos de psicologia cognitiva, a mais flexibilidade mental e resiliência.