Categoria Inovação

Agro paraense mostra força sustentável a embaixadas internacionais

Agro paraense foi destaque no AgroBrazil com diplomatas conhecendo cacau nativo, dendê, açaí com robôs, ILP e reflorestamento, reforçando preservação, diversidade e inovação no Pará.

O Agro paraense ganhou visibilidade internacional na 10ª edição do Programa de Intercâmbio AgroBrazil, realizada de 16 a 22/08 pela CNA e Faepa. Durante seis dias, diplomatas visitaram Belém, Paragominas e Tomé-Açu para conhecer práticas sustentáveis que já transformam a agropecuária amazônica.

Além disso, o grupo acompanhou de perto como produção, renda e preservação podem caminhar juntas. Entre os destaques, estavam o chocolate de cacau nativo produzido com práticas ambientais, a agroindústria de dendê reconhecida pela recuperação de áreas degradadas e a cadeia do açaí, que já utiliza robôs na colheita.

Agro paraense como vitrine da sustentabilidade amazônica

Durante o intercâmbio, os diplomatas viram diferentes modelos produtivos. Em uma fazenda de Integração Lavoura-Pecuária (ILP), observaram a rotação de grãos, a engorda do gado e o reflorestamento. Em seguida, visitaram uma indústria de madeiras que planta seis milhões de árvores por ano e só utiliza matéria-prima reflorestada.