Categoria Cotidiano

Luta pelo fim do especismo ganha novo fôlego com avanço histórico no Brasil

A luta pelo fim do especismo ganha impulso no Brasil com a chegada da sexagem in ovo, tecnologia que promete eliminar a trituração de 84 milhões de pintinhos machos descartados vivos todos os anos na indústria de ovos.

Hoje, no Dia Mundial da Luta pelo Fim do Especismo, o debate ganha um marco importante. A tecnologia de sexagem in ovo promete acabar com a cruel prática da trituração de pintinhos vivos. Estima-se que 84 milhões de machos sejam descartados anualmente no Brasil, sem qualquer insensibilização.

A novidade foi adotada pela Raiar Orgânicos com a tecnologia alemã Cheggy. O processo atua como um scanner de ovos e identifica o sexo do embrião antes do nascimento. Assim, é possível interromper o desenvolvimento dos machos de forma precoce. Portanto, elimina-se a necessidade de triturá-los após o nascimento.

Conquistas na luta pelo fim do especismo

A chegada dessa inovação fortalece a luta pelo fim do especismo e não é um caso isolado. Desde 2022, a Animal Equality Brasil pressiona empresas a assumir compromissos contra o descarte de pintinhos machos.