Categoria Solidariedade

Segurança alimentar no Brasil ganha reforço com Agenda Legislativa

A segurança alimentar no Brasil ganhou novo fôlego com a Agenda Legislativa “Da Política ao Prato”, do Pacto Contra a Fome, que selecionou projetos prioritários no Congresso para reduzir o desperdício e ampliar políticas públicas.

A segurança alimentar no Brasil voltou ao centro do debate político com o lançamento da Agenda Legislativa “Da Política ao Prato”, elaborada pelo Pacto Contra a Fome. O documento identifica sete projetos de lei em tramitação no Congresso Nacional que devem ganhar prioridade, todos voltados à redução do desperdício de alimentos e à ampliação do acesso à nutrição de qualidade.

Embora o Brasil seja um dos maiores produtores de alimentos do mundo, ainda enfrenta um paradoxo: segundo a FAO, milhões de brasileiros convivem com algum grau de insegurança alimentar. Nesse sentido, a nova agenda busca acelerar soluções estruturantes e, portanto, fortalecer o cumprimento das metas estabelecidas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Segurança alimentar no Brasil e os projetos em destaque

Para compor a agenda, o Pacto Contra a Fome analisou 1.915 proposições legislativas apresentadas nos últimos 20 anos. Desse total, 208 foram estudadas em profundidade e, posteriormente, sete foram consideradas estratégicas para tramitação prioritária. Dessa forma, a seleção busca apoiar o Congresso em escolhas mais efetivas e alinhadas às demandas sociais.