Categoria Educação

Digitalização nas favelas transforma juventude e gera novas oportunidades

A digitalização nas favelas promove inclusão social, capacita jovens em audiovisual e influência digital, fortalece pequenos negócios e valoriza a identidade cultural das comunidades.

A digitalização nas favelas já movimenta cerca de R$ 300 bilhões por ano, segundo a Central Única das Favelas (CUFA). Nesse cenário, cursos gratuitos de audiovisual e influência digital estão capacitando milhares de jovens, segundo a Agência Brasil. Eles aprendem a transformar criatividade em renda, enquanto ganham autonomia para contar suas próprias histórias. Além disso, a inclusão digital amplia o acesso ao mercado de trabalho e cria novos caminhos de mobilidade social.

Fortalecimento da economia local

O impacto não é apenas educacional. A digitalização nas favelas fortalece pequenos negócios que antes dependiam apenas da divulgação boca a boca. Hoje, padarias, salões de beleza e artistas locais encontram nos influenciadores comunitários uma vitrine digital poderosa. Dessa forma, a economia criativa se conecta diretamente à vida nas periferias, gerando oportunidades para quem empreende e para quem comunica.

Favela Seguros Cria promove inclusão digital e social

O programa Favela Seguros Cria é uma iniciativa da Favela Seguros, em parceria com a MAG Seguros e apoio da CUFA. Seu objetivo é democratizar o acesso ao conhecimento digital, oferecendo cursos gratuitos de audiovisual e influência digital para jovens das periferias. Além de capacitar para o mercado de trabalho, o projeto estimula autonomia, geração de renda e protagonismo nas comunidades, fortalecendo a economia criativa que já movimenta bilhões nas favelas brasileiras. No vídeo a seguir, na Expo Favela 2024, confira um pouco mais da parceria: