Categoria Cultura

Bienal de São Paulo abre edição histórica inspirada em Conceição Evaristo

Bienal de São Paulo abre em 06/09 no Ibirapuera, inspirada em Conceição Evaristo. Gratuita e até 11/01, reúne 125 artistas, amplia atividades educativas e reforça seu papel histórico como segunda Bienal mais antiga do mundo.

A 36ª edição da Bienal de São Paulo abre neste sábado (06/09), no Pavilhão Ciccillo Matarazzo, no Parque Ibirapuera. O evento reúne 125 artistas e coletivos em um dos maiores encontros de arte contemporânea do mundo. Inspirada no poema Da Calma e do Silêncio, de Conceição Evaristo, a mostra segue até 11/01, com entrada gratuita. As informações são da Agência Brasil.

Criada em 1951, a Bienal é a segunda mais antiga do mundo, atrás apenas da Bienal de Veneza. Desde então, tornou-se um marco do circuito internacional das artes. Nas últimas edições, recebeu mais de 700 mil visitantes e, portanto, reafirma seu papel como maior evento de arte contemporânea do Hemisfério Sul.

Prática da humanidade na Bienal de São Paulo

Sob o título Nem todo viandante anda estradas – Da humanidade como prática, a curadoria de Bonaventure Soh Bejeng Ndikung propõe reflexões sobre empatia, fome e desigualdade. Assim, a arte é apresentada como ferramenta de resistência e como possibilidade de imaginar novos caminhos para a humanidade.