Categoria Cotidiano

Aplicativo Focus Friend ajuda usuários a reduzir tempo nas redes sociais

Aplicativo Focus Friend, citado pela Fast Company Brasil, aposta em mascote fofo e foco gamificado para reduzir tempo nas redes sociais e promover bem-estar digital.

Segundo a Fast Company Brasil (25/08), o aplicativo Focus Friend vem conquistando milhões de usuários ao oferecer uma alternativa criativa para melhorar o uso consciente do celular. Aliás, a proposta combina design lúdico e técnicas de produtividade, transformando o ato de manter o foco em uma experiência divertida.

O mascote central é um feijãozinho fofo, que acompanha o usuário enquanto o temporizador de foco está ativo. Conforme explicam os criadores Hank Green e Bria Sullivan, fundadora do estúdio Honey B Games, a ferramenta foi pensada para combater o doomscrolling e o excesso de tempo nas redes sociais.

Aplicativo Focus Friend transforma foco em recompensas

Durante o tempo de concentração, o feijãozinho tricota pacientemente. Quando o ciclo é concluído sem interrupções, o usuário recebe meias virtuais que podem ser trocadas por itens de decoração no quarto do mascote. Assim, a gamificação estimula disciplina de maneira leve e envolvente.