Setembro é um mês de transição em que a natureza oferece abundância. Escolher os alimentos de setembro significa colocar na mesa opções mais nutritivas, frescas e econômicas. Segundo nutricionistas, consumir frutas, verduras e legumes da estação garante maior concentração de vitaminas e minerais, além de reduzir o uso de agrotóxicos.
Frutas e verduras que ganham espaço
Entre as frutas, setembro traz delícias como abiu, caju, maçã, sapoti, graviola, mamão, nêspera, acerola, mexerica, tamarindo, tangerina, jabuticaba, laranja-lima, laranja-pera, banana-prata, banana-maçã e abacate margarida. Todas elas são ideais para sucos, saladas e sobremesas naturais.
Já nas verduras e hortaliças, o destaque fica para couve, endívia, orégano, chicória, coentro, escarola, espinafre, alface lisa, couve-flor, cebolinha, catalonha, folhas de uva, brócolis ninja, couve-de-bruxelas, brócolis ramoso e cogumelo shimeji. Além disso, por serem sazonais, chegam às feiras com preços mais justos. No vídeo a seguir, confira mais opções:
Como aproveitar melhor os alimentos de setembro
Além do sabor, os alimentos de setembro incentivam a agricultura familiar e contribuem para práticas mais sustentáveis. Portanto, incluir essas opções no cardápio diário é uma forma de apoiar produtores locais e diversificar receitas. Sopas, refogados, sucos e saladas ficam ainda mais nutritivos quando preparados com ingredientes da estação.