Categoria Empreendedorismo

Mulheres empreendedoras transformam vulnerabilidade em negócios de sucesso no Rio

Projetos sociais vêm fortalecendo mulheres empreendedoras em comunidades brasileiras. Com capacitação em moda, gastronomia e beleza, elas superam dificuldades, conquistam autonomia e garantem um futuro com mais renda e dignidade para suas famílias.

A força das mulheres empreendedoras está mudando realidades em várias comunidades brasileiras. Segundo a Agência Brasil, em bairros da zona oeste do Rio de Janeiro, um projeto de capacitação tem mostrado que, mesmo em cenários de vulnerabilidade, é possível abrir caminhos para a autonomia financeira e para novas perspectivas de vida.

O Instituto da Providência, por meio do programa Mulher Potência Empreendedora, já formou mais de 1,7 mil participantes desde 2022 e contribuiu para a criação de 684 novos negócios. Além disso, em setembro de 2025, outras 260 mulheres concluíram o ciclo de nove meses de aulas práticas em gastronomia, moda e beleza, marcando o início de uma nova fase em suas trajetórias.

Histórias de superação e inspiração

Entre as mulheres empreendedoras formandas, está Evelin de Moura, moradora da Cidade de Deus. Após perder um filho pequeno, ela encontrou na moda uma forma de transformar dor em luta. Assim, criou a marca Mufi (Mais Um Futuro), que hoje confecciona camisas e dá voz a famílias vítimas de negligência médica. Para Evelin, o curso significou acolhimento, aprendizado e a chance de seguir em frente ao lado da filha mais nova.