Categoria Sustentabilidade

Mavi na COP30: jovem paraibana levará voz infantil à conferência climática em Belém

A Revista piauí revelou a trajetória de Mavi, paraibana de 12 anos que já esteve na COP28 e se prepara para a COP30, em Belém. Ativista mirim, ela criou o projeto Meu Futuro Minha Voz e representa a força da infância no debate climático.

A Revista piauí contou a história de Maria Vitória Brilhante de Oliveira, a Mavi, que aos 10 anos foi a única criança brasileira presente na COP28, em Dubai. Dois anos depois, a jovem paraibana, agora com 12 anos, se prepara para um novo capítulo: representar novamente a infância brasileira na COP30, em Belém, marcada para novembro.

Na conferência de 2023, Mavi chamou atenção pela espontaneidade ao dar entrevistas, produzir conteúdos para seu Instagram e participar de um painel sobre educação ambiental. Além disso, apresentou o projeto Meu Futuro Minha Voz, iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto Limpa Brasil, organização que combate o descarte inadequado de resíduos e incentiva o consumo consciente.

“O que eu mais gostei na COP foi conhecer outras crianças que também gostam de cuidar do meio ambiente”, disse Mavi à piauí em agosto de 2024. A fala reflete o espírito coletivo que guia sua atuação. Na mesma semana, ela também fez o discurso inaugural da 6ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, no Tribunal de Contas do Estado da Paraíba.