Categoria Empreendedorismo

Centenários no Japão batem recorde e se aproximam de 100 mil pessoas

O número de centenários no Japão atingiu 99.763 pessoas, segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar. O recorde, que marca o 55º ano seguido de crescimento, reforça a cultura de longevidade e respeito à terceira idade.

O número de centenários no Japão atingiu o patamar inédito de 99.763 pessoas em setembro de 2025, segundo o Ministério da Saúde, Trabalho e Bem-Estar. Além disso, o crescimento de 4.644 pessoas em relação ao ano anterior confirma a posição do país como líder mundial em longevidade.

Esse marco foi anunciado pouco antes do Dia do Respeito aos Idosos, celebrado em 15 de setembro. Nessa data, os novos centenários recebem cartas e taças de prata enviadas pelo primeiro-ministro. Desse modo, a tradição japonesa reforça a valorização da experiência e da contribuição dos mais velhos para a sociedade.

Perfil dos centenários no Japão

Entre os centenários no Japão, as mulheres representam ampla maioria. São 87.784 mulheres, o que corresponde a 88% do total, contra 11.979 homens. Essa diferença acompanha a expectativa de vida no país, hoje de 87,13 anos para elas e 81,09 anos para eles. Assim, a predominância feminina evidencia o impacto da saúde pública, da nutrição e do estilo de vida.