Categoria Inovação

Túnel Santos–Guarujá facilitará a mobilidade intermunicipal

O túnel Santos–Guarujá deve encurtar a travessia para poucos minutos, aliviar filas das balsas e iniciar uma nova fase de mobilidade na Baixada Santista.

Todos os dias, milhares de pessoas enfrentam longas filas de balsas ou precisam percorrer 40 quilômetros de estrada para cruzar o canal entre Santos e Guarujá. Esse cenário deve mudar com a construção do túnel imerso, que promete transformar a mobilidade na Baixada Santista.

O desafio da travessia atual

A travessia entre Santos e Guarujá ocorre principalmente por balsas. Embora o trajeto dure apenas sete minutos, a espera muitas vezes ultrapassa uma hora nos horários de pico. Como alternativa, motoristas seguem pela rodovia, mas enfrentam um desvio de mais de 40 quilômetros. Essa limitação prejudica o cotidiano de trabalhadores, estudantes e empresas da região.

Como será o Túnel Santos–Guarujá

O projeto prevê um túnel imerso de 1,5 quilômetro, com 870 metros submersos no estuário. O investimento alcança R$ 6,8 bilhões e segue o modelo de parceria público-privada (PPP). A estrutura contará com três faixas por sentido, espaço para o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), ciclovia e passarela de pedestres. Além disso, a cobrança ocorrerá por sistema eletrônico no formato free-flow, eliminando as tradicionais cabines de pedágio.